A lei da projeção
"...Toda vez que ficamos irritados, magoados ou incomodados com a presença ou atitude de uma pessoa, significa que estamos, inconscientemente, identificando-nos com as atitudes dela. Com certeza, existe em nosso interior algo semelhante ao que vemos no outro, mas, por mecanismos de defesa, o inconsciente não permite que percebamos, por não estarmos preparados para aceitar mudanças de padrões e nem querermos renunciar a velhas maneiras de viver.
...poucas pessoas estão prontas para mudar seu próprio comportamento, sem ficarem preocupadas se os outros estão mudando também. Na verdade , a maioria das pessoas sempre tenta transformar os outros, mas não presta a atenção na sua própria conduta, alegando que somente quando fulano mudar seu jeito de ser é que poderá ser feliz. Ninguém muda ninguém. Isso é pura ilusão. Uma prova concreta de projeção é quando tentamos mudar o comportamento de alguém de acordo com as nossas expectativas. Na realidade, essa necessidade de enquadrar o outro de acordo com seus preceitos esconde o medo de mudar a si mesmo. ..Mas a maturidade e não a idade, faz com que aprendamos a ceder sem anulação, a ouvir sem irritação e a falar sem agressão.
O mundo que vejo à minha frente não é o mesmo que se apresenta para o meu vizinho. Enxergamos através de uma espécie de filtro que criamos na mente desde o nosso nascimento. Esses filtros são os velhos padrões mentais que atuam sobre nossos julgamentos.
É preciso olhar o mundo sabendo que estamos de passagem. Construa algo, por menor que seja, que possa ajudar os seres humanos que ainda estão para chegar a este mundo. Brinque mais, pratique mudanças internas e liberte-se dos apegos. Só assim sentirá orgulho de si mesmo. Saiba que vale a pena lutar para ser uma pessoa melhor. O retorno que a vida nos dá é do tamanho do nosso merecimento. Lembre-se de que o mecanismo de projeção também se aplica para as qualidades das pessoas. Quando você admira sinceramente alguém, significa que você também possui essa qualidade. Verifique".
Queridos/as leitores/as: O texto acima, de Cristina Cairo, que nos fala de mais uma das leis universais , nos alerta para a necessidade de tomarmos consciência do nosso registro emocional. Ou seja, nós somente nos incomodamos quando estivermos vibrando na mesma frequência, com energias semelhantes. O nosso registro emocional pode transformar a situação mais antipática numa acolhida simpática. Basta que para isso estejamos vibrando no amor incondicional. Nós podemos tirar a conclusão que somos responsáveis pelos nossos problemas. E que se as pessoas nos aborrecem, sejam familiares ou estranhos, é porque eu é que preciso mudar para melhor e não eles. Essa mudança é um processo de disciplina, desapego e amor incondicional. Acolhamos o desafio com Luz, Paz e Bem.
Edeli Peter Hoefelmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário