A lei semelhante atrai semelhante
"Nosso cérebro trabalha por foco de atenção, ou seja, seleciona visual, auditiva e cinestesicamente somente o que é familiar ou igual a si mesmo. Aprendemos desde bebês a formar padrões mentais a partir do que trazemos em nossos genes e do que presenciamos na família e na escola. Passamos então a reproduzir em nossa vida adulta o que a mente aceitou como verdade ( partindo do princípio de que a criança, que é dependente de alguém e que não possui capacidade de julgamento por ter tido poucas experiências com outros padrões de vida, aceita como única verdade aquilo que vê e escuta em sua tenra idade).
Como o cérebro é seletivo e identifica-se com os iguais por meio do instintto de sobrevivência, passa a atrair pessoas e situações familiares. Consequentemente, carregamos na nossa mente inconsciente crenças boas ou ruins, que nos dirigem na vida adulta em direção àquilo que conscientemente não queremos, mas aceitamos em nosso convívio, apesar das desarmonias. Esse processo, em neurolinguística, é chamado de "zona de conforto": a situação pode estar insuportável, mas pelo menos é familiar no inconsciente. Bem ou mal, a pessoa consegue lidar por meses e até por anos com esse desconforto.
A verdade é que o que vivemos hoje é reflexo daquilo que presenciamos durante a infância, mesmo que não lembremos de alguns fatos. A interpretação que a mente fez durante os acontecimentos do seu tempo de criança é a mesma que hoje você faz em relação à sua vida amorosa, financeira, com grupos de amigos e até com a forma física. Esquecer de ocorrências desagradáveis da infância é um mecanismo de defesa do inconsciente.Nem sempre lembramos dos fatos que marcaram nossa infância, pois não sabemos lidar com os sentimentos que seriam evocados.
Lembre-se: semelhante atrai semelhante porque vibram na mesma frequencia energética e possuem os mesmos problemas inconcientes. Por isso, nunca julgue alguém que o aborreça, pois você carrega dentro de si as mesmas concepções que ele, admita ou não. O importante é entender que sempre que nos depararmos com nosso espelho será uma boa oportunidade para descobrirmos as nossas falhas de conduta, pensamento ou palavras e procurarmos corrigir para evoluir"(Cristina Cairo, em A Cura pela Meditação, p.90).
Queridos leitores/as: Fazer afirmações positivas e escolher a leitura mais benéfica possível das pessoas e dos fatos é uma maneira metafísica de transmutar os nossos padrões insconscientes e criar uma vida prazerosa e gratificante. Aliado a isso, a prática regular do reiki ajuda a transmutar as vivências inconscientes.
Fiquem com Paz e Bem
Edeli Peter Hoefelmann
bela mensagem, obrigada por dividir teus pensamentos conosco.
ResponderExcluiruma otima semana pra ti e para o tio Verner!
beijo Bettina e Joana