" Sua voz interior está sempre implicando com você? Está vendo o mundo com olhos críticos? Você está sempre julgando a si mesmo e os outros? Você é pretencioso?
A maioria de nós tem uma forte tendência a criticar e julgar e esse hábito é difícil de quebrar. Por isso é muito importante começar a trabalhar nessa questão o mais rapidamente possível. Nunca seremos capazes de realmente amar a nós mesmos se não nos livrarmos da necessidade de encontrar defeitos na vida.
Na sua mais tenra infância, você era totalmente aberto para a vida. Olhava o mundo com encantamento. Você aceitava tudo o que a vida trazia, a não ser que algo lhe causasse medo ou se alguém o maltratasse. Mais tarde, quando estava crescendo, começou a ouvir as opiniões dos outros e fazê-las suas.
Você aprendeu a criticar.
Exercício: Livrando-se do pensamento crítico
Vamos analisar algumas das suas crenças sobre pensamento crítico. Responda as perguntas seguintes, sendo o mais claro e sincero possível.
1. Qual era o modelo de crítica que sua família usava?
2. O que aprendeu sobre crítica com a sua mãe?
3. O que ela criticava?
4. Ela o criticava? Por quê?
5. Quando seu pai julgava os outros?
6. Ele julgava a si próprio?
7. Como o seu pai o julgava?
8. Criticar uns aos outros era um modelo familiar? Se for esse o caso, como e quando seus familiares agiam dessa maneira?
9. Quando foi a primeira vez que você se lembra de ter sido criticado?
10.Como sua família julgava seus vizinhos?
Agora esponda as seguintes perguntas:
Você teve professores amáveis, que o apoiavam e estimulavam nos estudos? Ou eles sempre estavam lhe dizendo o que faltava em você? Que tipo de coisas eles lhe diziam?
Você começa a enxergar onde poderia ter interiorizado um modelo de crítica? Qual foi a pessoa mais crítica da sua infância?
Acredito que o hábito de criticar encolhe nosso espírito. Ele somente reforça a crença de que "não somos bons o bastante." Isso certamente não constribui para mostrarmos o nosso melhor.
A crítica destrói o espírito inerior e nunca muda nada. O elogio favorece o espírito e pode trazer mudanças positivas.
Escreva duas críticas que costuma fazer a si mesmo na área do amor e dos relacionamentos. Talvez você não seja capaz de dizer às pessoas o que sente ou do que precisa. Pode ser que tenha medo de relacionamentos ou atraia parceiros que o magoam. Depois pense em elogios que você pode se fazer nessa área.
Exemplos:
Eu me critico por: escolher pessoas que não conseguem me dar o que eu preciso e por ser pegajoso nos meus relacionamentos.
Eu me elogio por ser capaz de dizer a alguém que gosto dele/a e por permitir a mim mesmo ser abertamente amoroso e carinhoso.
Agora pense nas coisas pelas quais se critica e em maneiras de se elogiar nessas áreas.
Parabéns! Você começou a quebrar outro velho hábito! Está aprendendo a se elogiar agora, neste momento. E o ponto do poder está sempre no momento presente.
(Em: Viva bem agora, de Louise L. Hay)
Queridos/as leitores/as! Lembremos sempre as palavras sábias de Louise \Hay, confirmadas pelos grandes pensadores da psicanálise e da física quântica: O Poder que nos criou , criou-nos com o poder de criar as nossas experiências , o poder da nossa mente e do nosso pensamento. Todos nós temos dentro de nós o Poder que nos criou e com ele criamos....
Fiquem com meu carinho. Luz, Paz e Bem
Edeli Peter Hoefelmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário